O evento teve entrada franca e se estendeu a alunos e interessados
Decidir a carreira ideal e seus interesses tem sido cada vez difícil, pois, é uma escolha que pode fazer toda a diferença no futuro. Além de ser o pontapé para a vida adulta, a profissão deve ser algo que te desperte interesse e mantenha o aluno motivado a perseguir seus objetivos.
Pensando nisso, no início do mês de outubro, o Colégio Danielle Mattos (RJ), promoveu a 1ª edição da Feira de Profissões. A realização foi iniciativa do professor Paulo Santos, docente da instituição, em parceria com profissionais de todas as áreas de atuação.
O evento teve duração de quatro dias e contou com o envolvimento de todos os alunos de Ensino Médio, do colégio. As palestras aconteceram no Laboratório Multimídia da instituição, com 4 horas de duração. Cada aluno teve a tarefa de realizar uma parte do evento, como: apresentar os profissionais, recebê-los, servi-los em qualquer necessidade e acompanhá-los até o local das apresentações etc; o que gerou responsabilidade e comprometimento aos envolvidos.
A Feira de Profissões, contou com seis participações profissionais por dia, entre: Direito, Jornalismo, Publicidade, Enfermagem, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica entre outros. As apresentações foram divididas por blocos e cada profissional teve um determinado tempo para discorrer sobre sua profissão. Os alunos fizeram as perguntas através de um grupo virtual, onde os profissionais puderam tirar todas as dúvidas destacadas.
As experiências trazidas nas feiras podem ser muito boas para que os estudantes tirem dúvidas sobre a realidade de cada profissão e assim, possam avaliar se realmente se identificam com cada carreira. Desta forma, também é possível saber quais cursos não são interessantes para fazer, de acordo com seu perfil, e evitar frustrar-se com a escolha da área. Em muitos casos, as feiras de profissões proporcionam o primeiro contato acadêmico entre estudantes e universidades, o que é importante para que o aluno comece a se familiarizar com o novo ambiente.
por: Shayenne Furtado