O evento, nomeado de Café Literário, ocorreu de 8h às 17h e foi aberto ao público
Nos últimos dias 25 e 26 de setembro, o Colégio Danielle Mattos, localizado em Jacarepaguá (RJ), organizou um projeto educativo sobre as ” Maurício de Sousa: As aventuras da Turma da Mônica”. Todos os alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio realizaram trabalhos em cima do tema. No entanto, o intuito principal além de estimular o desenvolvimento e o trabalho em grupo, foi ensinar aos alunos como lidar com as diferenças. Assim, levando as crianças a identificarem, através dos personagens, características, habitats e valores.
O objetivo do projeto foi enriquecer o desenvolvimento das atividades de forma lúdica e prazerosa no processo do desenvolvimento cognitivo das crianças, levando a uma aprendizagem em que o aluno interagisse com o meio em que vive, participando de transformações sociais e culturais.
Na Educação Infantil, a equipe pedagógica confeccionou cenários ilustrativos em todas as salas de aula. Entre os personagens que mais se destacaram, estavam: Dorinha (Deficiente visual) e Luca (Deficiente físico), incentivando o respeito e a inclusão social. As professoras realizaram trabalhos, onde os alunos confeccionaram óculos escuros e também uma cadeira de rodas fictícia, o que fez cada aluno a refletir, criticar, participar e contribuir para a sua formação no meio em que vive através da Literatura Infantil.
No Ensino Fundamental e Médio, os alunos também realizaram trabalhos sobre toda a turma, incentivando a leitura e o respeito às diferentes raças e culturas. Uma equipe de amostra de Educação Robótica foi motivo de grande curiosidade entre as crianças. Também houve um debate sobre “Racismo e suas vertentes”, onde os alunos citaram o personagem Jeremias (o primeiro personagem negro da Turma da Mônica) como exemplo.
Os alunos também foram prestigiados pela presença da escritora, atriz e roteirista Renata Di Carmo, tratando sobre sua trajetória profissional e assuntos como: bullying; enquanto os alunos do Ensino Médio protagonizaram a peça “Saltimbancos”, sob coordenação da atriz e professora de Artes Roberta Chaves, despertando na comunidade escolar ainda mais interesse pelo aprofundamento cultural e social.
Por: Shayenne Furtado
A equipe do CDM é muito comprometida com todo o processo educacional dos alunos. Por isso, os projetos elaborados e construídos pelos professores e alunos são sempre um sucesso #SomosCDM