As férias escolares talvez sejam o momento mais esperado pelas crianças, e o de maior preocupação para os pais.

1. CONHEÇA E RESPEITE OS GOSTOS DA CRIANÇA NA HORA DE ESCOLHER AS ATIVIDADES
Se sua criança é mais calma e gosta de atividades mais internas, não a mande para um acampamento que vai exigir dela participar de atividades das quais não gosta. Do mesmo jeito, se a criança é mais agitada, ofereça atividades que ajudem a extravasar as energias, escolha atividades em que ela tenha bastante espaço para correr e explorar da sua forma.

2. ALTERNE PROGRAMAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E OS AMIGOS
Chega uma hora em que as crianças querem sair também com os amigos, sem os pais, no caso dos adolescentes; e isso é muito saudável. Esses momentos são importantes para as crianças desenvolverem sua autonomia e independência. Pais, entendam isso como algo positivo e encaixem na programação momentos com a família e, também, com os amigos.

3. LEMBRE-SE: O “PERSONAGEM” ALUNO ESTÁ DE FÉRIAS, PORTANTO O DE FILHO DEVE PREVALECER
É comum, durante as férias, os assuntos escolares serem motivos de muitas conversas, mas eles que estão de férias acham essa conversa desinteressante. Portanto, que prevaleçam as conversas de filho e menos as de aluno.

4. SENTE-SE E ESCUTE O QUE SEU FILHO TEM PARA FALAR
Encare as atividades vivenciadas nas férias, como brincadeiras, viagens, passeios em geral, como uma forma também de adquirir conhecimentos e fortalecer as experiências. Quando eles chegarem empolgados de algum lugar, dedique tempo a ouvi-los. Escute, pergunte, demonstre interesse pelo que ele viveu.

5. É PRECISO EQUILÍBRIO: CUIDADO PARA NÃO LOTAR E NEM ESVAZIAR A AGENDA
As férias devem ser o momento em que há menos obrigações. O que muitas pessoas esquecem é que, se as atividades extracurriculares também somam, passam a ser também obrigações. Por outro lado, as férias não podem ser encaradas como um período à parte na vida, em que não há obrigações a serem cumpridas. É preciso equilíbrio. E isso envolve obrigações, em menores proporções, e momentos de lazer. Sim, as crianças precisam continuar tendo rotinas, como por exemplo, arrumar o quarto, ter horários para comer. Se por um lado, os horários são mais flexíveis, eles não são totalmente sem rotina. É o equilíbrio que vai dar o tom das férias.

Portanto, boas férias! 🤸‍♀️🚴‍♂️👨‍👩‍👦

FONTE: Papo com Cris