Institucional

Nossa Missão:

Promover educação de qualidade e compromisso, garantindo valores éticos e morais para a cidadania.

Nossa Visão:

Ser referência em educação, preparando para a vida.

 

Nossos Valores:

Seriedade, compromisso e competência


Sobre o CDM

Fundado em 1999, o então, Centro Educacional Cantinho Infantil organizado num espaço limitado, porém aconchegante, por iniciativa de sua fundadora Cláudia Rejane da Cruz Matos, começava a tomar forma um grande sonho para a comunidade de Rio das Pedras.

Em pouco tempo já reconhecida pelo trabalho desenvolvido com crianças e adultos – no princípio como explicadora e mediadora na alfabetização de adultos, os resultados começavam a dar-lhe a credibilidade necessária para continuar este grande projeto, tanto em sua formação, necessária para uma carreira de sucesso, quanto na legalização das etapas para a Educação Infantil e Ensinos: Fundamental e Médio.

Diante de toda essa mudança, houve a necessidade de adequar o nome do colégio, que passou a denominar-se: Jardim Escola Cantinho Infantil & Colégio Danielle Mattos Ltda., e nome fantasia: Colégio Danielle Mattos – CDM.


Um Breve Histórico

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir!” – Augusto Cury.

Todo mundo tem um sonho. Na verdade, penso que o sonho é aquilo que nos faz vencer todos os desafios que se apresentam a nós. Mas por que alguns realizam seus sonhos e outros não? Penso que tudo depende da maneira com a qual o dono do sonho vai lutar para torná-lo real. Tudo começa como uma pequena semente plantada dentro de nós e se a regamos, é certo que esta semente vai crescer e se tornar uma grande árvore, que produzirá muito frutos. Foi assim que eu comecei a sonhar, com uma pequena semente plantada em meu coração. E eu sabia que esta semente podia crescer e ao crescer, produzir muitos frutos.

Nascida e criada em uma comunidade carente e isso para muitos seria sinônimo de fracasso. Mas para mim não era, pois algo me dizia que eu poderia acreditar em algo melhor. Foi esse algo que me motivou, na minha juventude, a tentar novos caminhos, se bem que eu não sabia, naquele momento por quais caminhos eu seria levada.

Comecei a caminhada rumo ao meu grande sonho trabalhando numa escola, de um primo muito querido da qual era diretor. Lá trabalhei com jovens em situação de risco, e no meio daqueles meninos tão sem esperança, comecei a acreditar que minha vida poderia ser instrumento para ajudar pessoas.

Tempos depois, com a morte do meu primo, a escola veio a fechar, e tive que voltar para a casa dos meus pais, em Rio das Pedras. Lá, de maneira singela, comecei dando aula de reforço para crianças da comunidade. E muitas delas chegavam a mim sem perspectiva alguma de um futuro promissor, pois pensavam que por serem filhos de nordestinos e viverem numa comunidade, não deveriam sonhar com um futuro melhor. Meu coração dizia que eu poderia mostrar àqueles pequeninos o quanto eles eram importantes e que por isso, deviam sonhar alto, deviam acreditar num futuro melhor para eles e para suas famílias.

Um desejo crescente em mim dizia que o fato do Rio das Pedras ser uma comunidade, não significava que por isso as crianças dali deviam crescer sem sonhos e sem perspectiva de um futuro melhor. Ali era uma terra boa, com pessoas boas… Então, eu tinha que fazer algo, pois era essa a minha missão. Foi assim que nasceu o Colégio Danielle Mattos: com um grande sonho no coração de uma pessoa que nunca deixou de acreditar, mesmo em meio às maiores dificuldades.

Hoje, depois de 17 anos, quando olho para trás, percebo que tudo que eu fiz valeu a tem valido a pena. Todo esforço, sacrifício e renúncia não têm sido em vão, pois eu tenho na minha escola crianças que sonham e sonham grande… É por isso que vale a pena investir em educação, vale a pena investir no outro fazendo com que ele perceba seu valor e potencial.

O Rio das Pedras é um lugar maravilhoso, com pessoas trabalhadoras que lutam para oferecer o melhor para seus filhos. Sendo assim, as crianças ali devem receber o melhor que há de ensino e educação, não importando o quanto de esforço eu deva empregar.

Sei que ainda existe muita coisa a ser feita, por isso, não quero desistir. Pelo contrário, quero continuar sonhando, crer que o amanhã pode ser melhor. Sim! O amanhã pode ser melhor! Basta que pessoas resolvam sonhar…


Cláudia Matos, Diretora

Formação em Pedagogia com extensão em Administração Escolar, pela Faculdade Estácio de Sá

e Bacharel em Teologia, pelo Seminário Teológico Evangélico Vida & Luz